Processos de Trabalho

A – Recolha de Informação na Escola

1) Questionário aos Alunos sobre Futebol de Praia

Descrição:

– Preparámos um questionário ao qual vamos submeter os alunos a fim de compreendermos o nível de interesse da escola no que toca ao futebol de praia e os seus conhecimentos acerca da modalidade.

– Na 1ª quinzena do 2º período visitaremos as salas de aula das várias turmas da escola, distribuindo por todos os alunos os questionários de resposta fácil, de maneira a permitir o seu rápido preenchimento. Os alunos da turma 12º C também irão ser submetidos ao mesmo inquérito.

– Uma vez recolhidos os resultados, procederemos à sua análise estatística com o propósito de obter conclusões significativas sobre o conhecimento e interesse dos alunos pela modalidade, em função da idade e do sexo. Vão ser elaborados gráficos e tabelas que irão representar os resultados obtidos.

– As conclusões extraídas do inquérito servirão de base à execução das etapas posteriores do projecto.

B – Divulgação da Modalidade na Escola

1) Cooperação com o Projecto da Escola de Futebol de Praia MZM

Descrição:

– Actualmente, alguns elementos da Selecção Nacional de Futebol de Praia estão a considerar fundar uma escola de futebol de praia, que teria como objectivo captar jovens com idade a definir. O projecto ainda se encontra numa fase inicial, pelo que a ideia ainda precisa de ser desenvolvida. De facto, ainda não está confirmada a sua execução, mas, a concretizar-se, contará com a nossa colaboração.

– Iremos divulgar a iniciativa no espaço escolar, através de cartazes e brochuras referentes ao projecto em construção, com o intuito de cativar a atenção dos alunos para uma eventual participação na iniciativa.

2) Apresentações de fotos/filmes/slides sobre Futebol de Praia no pavilhão 1

Descrição:

– Faremos uma selecção de vídeos, fotos e slides sobre futebol de praia, a ser gravada num CD, para ser exibida no pavilhão 1 da escola. Para tal tentaremos obter autorização do conselho directivo para colocar um computador no espaço do pavilhão 1 junto às escadas no andar de baixo, de modo a concretizar esta etapa do projecto.

3) Cartazes/Brochuras

Descrição:

– Durante todo o segundo período elaboraremos cartazes e brochuras acerca do projecto, difundindo as nossas iniciativas, em particular a conferencia BEACH SOCCER RESTELO, de maneira a conseguirmos uma maior adesão por parte dos alunos e da comunidade escolar em geral.

– Tentaremos expor um exemplar de cada cartaz em cada pavilhão da escola, para o que precisaremos da autorização dos membros do Conselho Directivo. As brochuras serão entregues em mão aos alunos da escola, durante os intervalos ou à entrada da escola (à hora de saída).

– Para a impressão de todos estes cartazes e brochuras necessitaremos da contribuição monetária de patrocinadores que eventualmente estejam interessados em colaborar connosco (em que já elaborámos uma lista com possíveis patrocinadores).

4) Novidades do Futebol de Praia

– A par destas iniciativas de divulgação da modalidade na escola, que têm como principal objectivo aproximar mais os alunos da realidade do futebol de praia, será importante expor pequenos artigos sobre a actualidade da modalidade, graficamente apelativos, com textos sucintos. Assim, os alunos ficarão mais informados acerca das novidades associadas ao futebol de praia, em particular no que diz respeito à selecção nacional e ao campeonato do mundo de 2011.

– A publicação dos artigos não terá data fixa, dependendo das novidades acerca da modalidade que forem surgindo ao longo do tempo. As notícias serão expostas preferencialmente no pavilhão 1, nos painéis do rés-do-chão ou na biblioteca NAVEGAR.

C – Organização do Apoio à Selecção Nacional para o Mundial 2011

1) Filmagem de Treinos da Selecção Nacional

Descrição:

– Nas ocasiões em que a Selecção Nacional de Futebol de Praia estiver a estagiar em Carcavelos, tencionamos ir assistir a alguns treinos, a fim de mantermos contacto directo com os jogadores e membros da equipa técnica e de filmarmos alguns momentos dos treinos. Eventualmente realizaremos algumas entrevistas aos elementos da selecção nacional a propósito desses mesmos treinos e dos objectivos da equipa naquele momento.

– Esta nossa visita aos treinos realizar-se-á preferencialmente no decorrer do segundo período lectivo, durante a preparação da equipa para o campeonato do mundo de 2011. Caso haja torneios intercalares no inicio do ano (Janeiro/Fevereiro) ou mesmo no final de 2010, tentaremos também acompanhar os trabalhos da Selecção.

– Estas filmagens iriam funcionar como um complemento audiovisual do dossier de grupo que vamos apresentar no final do ano.

2) Vídeo de Motivação aos Jogadores da Selecção Nacional

Descrição:

– Como referido anteriormente, pretendemos organizar uma onda de apoio à selecção nacional de futebol de praia tendo em vista a sua participação no campeonato do mundo de futebol de praia de 2011. Na sequência desta iniciativa, elaboraremos um vídeo de motivação à selecção nacional a ser exibido na conferência BEACH SOCCER RESTELO.

2.1) Filmagens na Escola

Descrição:

– Neste vídeo, pretendemos reunir um número significativo de mensagens de apoio dos alunos (e outros elementos da comunidade escolar) aos jogadores da selecção nacional, dando motivação para a sua participação na competição global. Com este intuito, circularemos pela escola em busca de pessoas interessadas em colaborar com a nossa causa, filmando as suas mensagens de força, para serem incluídas no vídeo.

2.2) Montagem do Vídeo

– Uma vez reunidas as filmagens realizadas na escola, procederemos à montagem do vídeo, combinando essas mesmas filmagens com fragmentos de vídeos de futebol de praia que coloquem em destaque os jogadores da selecção nacional (golos e boas jogadas de Portugal). Tentaremos, no entanto, que as mensagens de apoio aos jogadores da selecção nacional ocupem o papel central no vídeo. Naturalmente, colocaremos uma música de fundo apropriada, mas de forma a não interferir com os sons das vozes dos alunos.

– Na montagem do vídeo, iremos recorrer ao Windows Movie Maker ou a um programa semelhante. O vídeo, gravado num CD, será exibido na conferência, sendo posteriormente publicado no youtube, a fim de uma maior projecção.

3) Entrevistas Online

Descrição:

– Como forma de acompanhamento não só da preparação da selecção nacional para o campeonato do mundo de 2011, mas também de toda a competição, procederemos eventualmente à realização de entrevistas a outras personalidades portuguesas ligadas ao futebol de praia ou a jogadores de outras selecções que também participem no mundial.

– Estas entrevistas serão realizadas via online, nomeadamente através do facebook. A hora da entrevista será agendada previamente, por combinação mútua do elemento do grupo responsável pelas entrevistas, com a personalidade a ser entrevistada, e as perguntas a serem colocadas serão previamente elaboradas e seleccionadas por todos os elementos do grupo.

D – Conferência com Elementos da Selecção Nacional (6 de Abril)

1) Organizar Tudo com Antecedência

  • Semana da Educação Física (4 a 8 de Abril)
  • 4ª feira (6 de Abril)
  • Sala Polivalente (de preferência)
  • Sala de Recursos Audiovisuais (em caso de impossibilidade)

2) Membros da Selecção Nacional Praticamente Confirmados

  • Madjer (Jogador de Campo e Capitão)
  • José Miguel Mateus (Seleccionador Nacional)
  • João Morais (Federação Portuguesa de Futebol)

3) Outros possíveis convidados

  • Nuno Belchior (Jogador de Campo)
  • Paulo Graça (Guarda-Redes)

Preferencialmente, a conferência contará com 5 membros da selecção nacional.

4) Preparação da sala e de outros aspectos da conferência em geral

  • Colocar ecrã para projecções.
  • Colocar bandeiras, cartazes de incentivo e posters referentes aos patrocinadores à volta da sala e na entrada do Pavilhão em questão.
  • Produzir, se possível, um vídeo com grandes momentos de futebol de praia da parte dos jogadores convidados para a conferência Beach Soccer Restelo. Será um vídeo curto, de apresentação.
  • Adquirir os brindes (bolas de futebol de praia a adquirir numa loja de material desportivo) com o apoio dos patrocinadores.

Será também necessário contactar o técnico de equipamentos da selecção nacional de futebol de praia para lhe pedirmos as camisolas de jogadores da equipa (pelo menos dos jogadores que participarão na conferência).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: