Inquérito

Como referimos em páginas e postagens anteriores, o grande objectivo do projecto BEACH SOCCER RESTELO reside numa aproximação da escola ao futebol de praia, algo que pretendemos levar a efeito com base num conjunto de iniciativas promotoras da modalidade no espaço escolar.

Tendo em vista a concretização dessa meta, reconhecemos que o trabalho de pesquisa no âmbito do futebol de praia tem de ser complementado com um estudo da população que constitui o alvo do projecto. Assim, não basta dominarmos as regras e a estrutura da modalidade, tal como também não é suficiente estarmos ao corrente das novidades do futebol de praia nacional e internacional: temos, ao mesmo tempo, de reunir informação acerca do interesse e dos conhecimentos de futebol de praia que os alunos da Escola Secundária do Restelo possuem.

O Questionário

Cientes da necessidade de recolher informação junto dos nossos colegas, criámos um questionário sobre futebol de praia, que visa captar os diferentes níveis de interesse pela modalidade evidenciados pelos nossos colegas e alguns indícios demonstrativos dos seus conhecimentos acerca das regras e actualidade do futebol de praia. O questionário, de 2 páginas, é constituído por questões de escolha múltipla, pelo que pode ser preenchido rapidamente, em cerca de 3 minutos.

Na sequência de um inquérito junto de diferentes turmas de cada ano dos ensinos básico e secundário, desde o 7º ao 12º anos, a realizar durante os próximos dias. No decorrer deste processo, apresentaremos o questionário a cerca de 350 alunos, de maneira a conseguirmos obter informação relativa a 1/3 dos alunos da escola, correspondendo a 3 turmas de cada ano de escolaridade. Posteriormente, os dados serão convenientemente tratados, recorrendo às funcionalidades estatísticas do Microsoft Excel, de maneira a possibilitar a extracção de conclusões importantes para o desenvolvimento do projecto.

Importância do Inquérito

As ilações a retirar dos resultados do inquérito serão fundamentais na medida em que adaptaremos as iniciativas do projecto BEACH SOCCER RESTELO ao grau de conhecimento dos alunos acerca da modalidade, bem como do interesse despertado pelo futebol de praia nos nossos colegas, organizando a divulgação do futebol de praia na escola em função dessas duas variáveis. Por exemplo, se grande parte dos alunos da escola não souberem o número de jogadores que cada equipa coloca em campo, teremos de dar algum destaque às regras.

Outra orientação importante que poderá resultar das conclusões do inquérito consiste num direccionamento do nosso projecto para um determinado conjunto de alunos da escola, de uma certa idade ou ano de escolaridade, que manifestem maior interesse pelo futebol de praia. As distinções entre rapazes e raparigas, tanto ao nível dos conhecimentos como em termos de interesse, são igualmente fundamentais para o seguimento do projecto.

Em suma, a realização deste inquérito representa uma ferramenta importantíssima na concretização no nosso projecto, ao providenciar uma série de informações que serão tidas em conta na adequação das nossas iniciativas à comunidade escolar. Afinal de contas, não faria qualquer sentido realizarmos um projecto de aproximação do futebol de praia à escola sem conhecermos as condições de receptividade do seu destinatário!

Páginas Relacionadas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: