História do Futebol de Praia

O futebol de praia é conhecido como uma modalidade fantástica. É um desporto que tem vindo a crescer, conseguindo, de ano para ano, cada vez mais adeptos e praticantes.  Talvez devido à natureza espectacular da modalidade, que cria ambientes muito vibrantes e emotivos, esta tenha vindo a ganhar tantos fãs e venha a crescer de forma tão acentuada.

Por outro lado, o futebol de praia tem as suas próprias especificidades, que favorecem o futebol espectáculo e de ataque, características fundamentais para o delírio de qualquer assistência. Ao contrário do que acontece no futebol de 11, a bola, no futebol de praia, está sujeita a direcções e movimentos imprevisíveis, que constituem verdadeiros desafios para os guarda–redes. O resultado é um desporto excitante dentro e fora de campo, com inúmeras oportunidades de golo, que podemos testemunhar em qualquer jogo.

Crescimento e ascensão

Foi em 1992, em Los Angeles, na California, que nasceu o futebol de praia, ao ser organizado um campeonato piloto da modalidade. O primeiro campeonato profissional surgiu logo no ano seguinte, na costa atlântica dos EUA, em Miami, tendo sido disputado entre as equipas do Brasil, dos EUA, da Itália e da Argentina.

No ano de 1995, na conhecida praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, assistiu-se ao primeiro Campeonato Mundial de Futebol de Praia, no qual a equipa da casa se sagrou campeã. Foi com base no sucesso desse evento que os organizadores começaram a trabalhar na divulgação da nova modalidade, criando assim o Pro Beach Soccer Tour. Em apenas dois anos, estava conseguida a disputa anual de 60 jogos, um pouco por todo o mundo. Além destes torneios, o Campeonato Mundial continuou a ser realizado todos os anos, no Brasil, de forma não oficial, sendo a edição de 2004 a última a ser disputada nestas condições.

Em 1997, Portugal deu um passo decisivo no futebol de praia ao assumir a organização do Mundialito de Futebol de Praia. Esta competição, que sempre funcionou como uma versão mais pequena e simplificada do campeonato do mundo, rapidamente se tornou parte integrante do calendário internacional, sendo disputada todos os anos em Portugal, primeiro na Figueira da Foz, depois em Portimão, a partir de 2005.

Competições Europeias e Beach Soccer World Wide

O interesse europeu despertado pelo Pro Beach Soccer Tour esteve na origem da criação da Liga Europeia de Futebol de Praia (EBSL, European Beach Soccer League), fundada em 1998 e que desde então tem vindo a crescer. Só em 2004, 17 equipas inscreveram-se na Liga. Em 2005 o número ultrapassou as 20 equipas, contribuindo assim para a importante promoção do desporto junto dos patrocinadores e órgãos de comunicação social.

No ano de 1998 nasceu também uma outra competição europeia mais pequena, constituída por um só torneio, que consistiu na Taça da Europa de Futebol de Praia (EBSC – European Beach Soccer Cup). Esta competição também tem vindo a ser disputada todos os anos, ficando, no entanto, reservada para as equipas da elite europeia.

Porém, o passo mais importante na revelação da modalidade dá-se no ano de 2001, quando é constituída a BSWW (Beach Soccer World Wide), entidade que tinha por principal objectivo o de reunir todos os grandes torneios de futebol de praia numa só estrutura e assim providenciar representação junto de patrocinadores, media e a própria FIFA.

Projecção Mundial e FIFA

Efectivamente, o interesse criado em torno da nova modalidade permitiu à BSWW conseguir contratos com empresas de projecção mundial como a Coca-Cola, McDonalds e MasterCard, que progressivamente se tornaram patrocinadores das várias competições, sobretudo da Liga Europeia (EBSL). O mesmo interesse permitiu também proporcionar uma importante parceria com a ESPN, o que garantiu a transmissão dos eventos do futebol de praia em mais de 150 países de África, América do Norte, América Latina, Europa, Médio Oriente e Pacífico.

A BSWW foi estabelecendo, gradualmente, outras parcerias para a transmissão do futebol de praia na Europa, incluindo a Sky Sports (UK), TVE (Espanha), RAI (Itália), TVI (Portugal) e a NRK (Noruega).

Depois de muito esforço, a BSWW viu os seus esforços serem recompensados, pois a FIFA não tardou em atribuir ao futebol de praia o almejado reconhecimento oficial. O Campeonato Mundial de Futebol de Praia transformou-se então, no ano de 2005, no Campeonato Mundial de Futebol de Praia da FIFA: a competição mais prestigiada de todas, que lançou as bases do desenvolvimento da modalidade em novas áreas do globo.

Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA

Como já foi dito, o Campeonato do Mundo de Futebol de Praia passou a ser organizado pela FIFA, quando esta entidade internacional decidiu que seria encarregada do futebol de praia. As cinco primeiras edições foram realizadas anualmente, tornando-se a competição bianual a partir da edição de 2009.

Todas as edições deste campeonato foram, até 2007 realizadas no Brasil, sendo todas elas (2005, 2006 e 2007) jogadas na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Em 2008, o mundial foi realizado em Marselha, em França, e em 2009 realizou-se no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. As edição de 2011 e 2013 estão agendadas para a Itália e o Tahiti (na Polinésia Francesa), respectivamente.

Três selecções nacionais conquistaram o título mundial até hoje: o Brasil, 13 vezes, Portugal, 1 vez (em 2001) e a  França, também 1 vez (em 2005). Os franceses entraram para a história ao conquistarem a primeira edição do torneio pelo qual a FIFA foi responsável.

Curiosidades

  • Portugal foi, a par do Uruguai, a Selecção que conquistou por mais vezes o 2º e o 3º lugares nos Campeonatos do Mundo de Futebol de Praia, contabilizando as edições não oficiais e as edições sob a alçada da FIFA. Portugueses alcançou o 2º lugar por 3 vezes (1999, 2002, 2005) e a 3ª posição 4 vezes (2003, 2004, 2008, 2009), respectivamente.
  • Em 2009, a selecção nacional foi eliminada nas 1/2 finais, perdendo contra o Brasil por expressivos 8 – 2. No entanto, terminou em beleza com o jogo dos 3º e 4º lugares, vencendo o Uruguai por surpreendentes 14-7, produzindo o resultado com mais golos alguma vez verificado nesta modalidade em jogos da FIFA.

6 Respostas to “História do Futebol de Praia”

  1. leandro 21 de Novembro de 2011 às 11:29 #

    emque ano o beach soccer foi inventado

    • Andrey Amabov 15 de Janeiro de 2012 às 17:19 #

      1992 – data do primeiro torneio de futebol de praia, um evento experimental em Los Angeles.
      1993 – data do primeiro evento internacional de futebol de praia, com 4 selecções, em Miami.

      Espero ter ajudado a responder à sua questão😉 Aconselho a consultar atentamente esta página, na qual encontrará toda a informação necessária. Mas pode considerar 1992 como a data de nascimento do futebol de praia (beach soccer).

      • leticia 3 de Outubro de 2013 às 11:04 #

        qual o nome da pessoa que inventou o futebol de areia?
        e em que ano?

    • layna cruz 3 de Dezembro de 2015 às 17:21 #

      1995 foi criado proo beach soccer tour

  2. ironside 16 de Setembro de 2012 às 16:58 #

    😉

  3. vanessa 20 de Agosto de 2014 às 22:34 #

    quem inventou o futebol de areia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: