Entrevista a Paulo Neves, um atleta da nova geração!

9 Abr

A conferência BEACH SOCCER RESTELO, extraordinariamente bem sucedida, pode ser considerada o auge do nosso projecto, na medida em que significou a concretização perfeita do grande objectivo a que nos propúnhamos: aproximar a comunidade escolar do Restelo à modalidade fantástica que o futebol de praia representa.

No entanto, a finalidade máxima deste projecto transcende a realidade local da freguesia de São Francisco Xavier, na medida em que pretendemos divulgar a modalidade do futebol de praia a um nível tão amplo quanto possível, utilizando, para isso, as tecnologias online de que dispomos. Nesse sentido, sentimo-nos no dever de continuar a lutar em prol do reconhecimento do futebol de praia português em todo o território nacional, divulgando o trabalho de todos os atletas e outros membros da modalidade no nosso país, incluindo muitos jogadores que não puderam estar presentes na conferência, não deixando por isso de merecer um justo tributo pelas sua dedicação à causa do futebol de praia!

Um desses jogadores é Paulo Neves, número 13 da selecção nacional, um jovem em idade e em anos de futebol de praia, mas nem por isso menos valioso e produtivo do que os seus colegas mais experimentados! Oriundo da Póvoa do Varzim, jogador da equipa de futebol de praia do Vitória de Guimarães, Paulo Neves completa dentro de semanas 2 anos ao serviço da selecção portuguesa, contando neste momento com 15 internacionalizações e um total de 8 golos marcados.  Um talento emergente na nossa selecção e uma aposta para o futuro!

A nova geração do futebol de praia português cantando o hino nacional num desafio amigável disputado na Suíça, no Verão passado. Paulo Neves é o quarto jogador a contar da esquerda.

Paulo Neves aceitou gentilmente uma participação neste blogue, com uma entrevista interessante em que fala da sua aventura no futebol de praia, desde o momento em que tudo começou, “por brincadeira”, até aos seus mais sérios objectivos de glória mundial em Ravena, já no próximo mês de Setembro. Eis a entrevista, complementada por um vídeo com os melhores momentos do craque português:

Paulo Neves em acção defensiva diante da Espanha (Marselha, Junho de 2010)

BEACH SOCCER RESTELO: Como começou a tua aventura no futebol de praia? Por favor, descreve-nos a tua ascensão na modalidade até ao momento da chegada à selecção.

Paulo Neves: Tudo começou por acaso… Estava na praia a jogar com uns amigos… quando apareceu uma equipa chamada “Aguçadoura Futebol de Praia”, que lá foi treinar. E como faltava um jogador… convidaram-me para treinar… e correu bem! Então comecei a jogar e a participar em alguns torneios… mas para entrarmos no campeonato nacional precisaríamos de ter um nome maior… daí termos convencido o Vitória de Guimarães a constituir uma equipa de futebol de praia… e assim aconteceu! Até que um dia, o meu director do Vitória, o Marco Ramos, me ligou a dizer que iria fazer um estágio de experiência à selecção…

E correu tudo bem… também devo muito a minha adaptação aos meus conterrâneos Tiago Melo, Pedro Sousa e Bruno Torres, que para alem de excelentes jogadores são excelentes pessoas, que me ajudaram muito… tal como todo o grupo, que é excelente e me ajudou muito: Belchior, Madjer, Alan, Durval… todos! Também não posso deixar de agradecer ao mister Zé Miguel e ao Jonhy Conceição, tal como ao Juju, ao enfermeiro Farinha, entre outros… Sem esquecer o Vitória, que sempre me apoiou em tudo… um grupo fantástico, tal como o director Marco Ramos, que para além de um director é um amigo.

Paulo Neves defrontando a Suíça na Spring Cup 2010, competição disputada no Multiusos de Viseu, em Abril de 2010

BEACH SOCCER RESTELO: Sabemos que participaste em estágios da selecção nacional ainda em Maio de 2009, viajando pela primeira vez com a equipa em meados de Agosto do mesmo ano, a fim de disputar uma etapa da Liga Europeia. Marcaste no teu jogo de estreia, frente à Noruega, facturaste frente à Itália… Como foi esta primeira experiência com as quinas ao peito?

Paulo Neves: Foi uma enorme emoção poder jogar com os melhores do mundo… para além do momento em que tocou o hino nacional, em que quase me vieram as lágrimas aos olhos…

Foi muito importante ter marcado golos nesse torneio, pois isso deu-me ainda mais confiança… um dos momentos desse torneio foi ter feito a viagem ao lado do Belchior, que sempre me apoiou, tal como toda a equipa, visto que era o “puto”.

BEACH SOCCER RESTELO: Em 2010 ganhaste protagonismo na selecção nacional, ao participares em torneios de alto nível, como as duas etapas da liga europeia e o torneio de apuramento para o mundial 2011. Marcaste um total de 6 golos, demonstraste evolução e cresceste na equipa. Como analisas esta tua temporada e as experiências associadas?

Paulo Neves: O ano de 2010 foi memorável para mim em termos de selecção… porque me foram dadas mais oportunidades… oportunidades essas que procurei ter devido ao trabalho que desenvolvi… e isso tenho de agradecer ao mister Zé Miguel e a toda a equipa!

Os golos surgiram naturalmente… por coincidência foram quase todos marcados de bola parada… um aspecto em que evolui bastante, devido aos conselhos que me iam sendo dados: exemplos de Bilro, mister Zé Miguel, Juju… entre outros!

BEACH SOCCER RESTELO: O ano de 2011 afigura-se particularmente importante no percurso da selecção nacional, com um ansiado Mundial em Setembro e uma enorme diversidade de competições para conquistar. Quais as tuas expectativas e desejos para a temporada?

Paulo Neves: Espero repetir ou, se possível, melhorar as prestações obtidas no ano de 2010… tenho andado a trabalhar para que isso se torne possível… mas a cada ano que passa descobrem-se novos valores, por isso nunca é facil! Ainda assim, há que trabalhar, à espera de que a oportunidade surga e agarra-lá!

Em relação ao mundial, estou convicto de que vamos fazer uma excelente campanha… e, se possível, vencer o mundial, que é o nosso principal objectivo!

O BEACH SOCCER RESTELO agradece  a colaboração do Paulo Neves nesta espectacular entrevista e deseja boa sorte ao jovem craque para toda a temporada de 2011!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: