Início do 2º Período: Ponto da Situação

3 Jan

O ano de 2011 chegou, acompanhado pelo 2º período do ano lectivo, de importância capital no desenvolvimento do projecto BEACH SOCCER RESTELO. Entre realização de inquéritos, exibição de vídeos, divulgação da iniciativa no espaço escolar e organização de uma conferência com elementos da selecção nacional, os próximos meses serão pródigos em novidades para o nosso trabalho, que naturalmente serão divulgadas aqui, no blogue do projecto.

Dado que o 2º período se iniciou hoje, é absolutamente fundamental traçarmos metas bem definidas para esta nova etapa do projecto, mantendo bem presentes os nossos objectivos e toda a planificação que elaborámos anteriormente, além da plena consciência do trabalho que realizámos anteriormente e das tarefas que, a curto e longo prazo, nos ocuparão no âmbito do projecto BEACH SOCCER RESTELO.

Nuno Ricardo Belchior, jogador da Selecção Nacional, executa um espectacular pontapé de bicicleta, diante do Brasil, no Mundialito de Futebol de Praia 2007

Deste modo, faremos aqui um ponto da situação do trabalho, com base no relatório da 2ª fase do projecto, entregue ao professor Humberto Fernandes Xavier no final do 1º período.

PLANIFICAÇÃO DO PROJECTO

Durante os meses de Outubro e Novembro, o desenvolvimento do nosso projecto incidiu particularmente sobre o trabalho de planificação, de acordo com as metas estabelecidas na parte final do relatório anterior.

Com base no plano de actividades elaborado ainda durante a 1ª fase do projecto, definimos os nossos processos de trabalho, especificando o nosso modo de agir e conceber o projecto nas suas diversas frentes de desenvolvimento. Posteriormente, procedemos a uma calendarização aproximada das actividades implicadas, com base numa lista das aulas que teremos no 2º período lectivo.

Componentes Essenciais

A definição dos processos de trabalho contemplou, como já foi referido, as várias vertentes de desenvolvimento do projecto:

A – Recolha de Informação na Escola

B – Divulgação da Modalidade na Escola

C – Organização do Apoio à Selecção Nacional para o Mundial 2011

D – Conferência com Elementos da Selecção Nacional (6 de Abril)

A – A recolha de informação na escola baseia-se na submissão de uma porção significativa dos alunos da escola a um questionário, que visa avaliar os seus conhecimentos e o seu interessa pela modalidade. Este questionário foi elaborado ainda na 1ª fase do projecto, contemplando estes mesmos objectivos. Tencionamos realizar o inquérito ainda em Janeiro, durante as primeiras semanas de aulas do 2º período.

B – A divulgação da modalidade na escola prende-se com um conjunto de pequenas iniciativas que criarão uma maior proximidade entre a comunidade escolar e o futebol de praia, em jeito de preparação para a conferência de Abril. As estratégias que pretendemos utilizar são a distribuição de brochuras, a afixação de cartazes e a exposição de material audiovisual (fotos/slides/vídeos) num local estratégico. Além disso, ponderamos também a possibilidade de publicar ocasionalmente artigos sucintos acerca das novidades do futebol de praia. Por fim, tendo em conta que os membros da selecção nacional tencionam organizar de um projecto de formação de futebol de praia para jovens pretendemos contribuir para a sua divulgação na escola, caso ela se confirme.

O projecto da escola de futebol de praia dinamizada por Madjer e José Miguel Mateus foi abandonado por inviabilidade há 3 anos, mas pode ser retomado em 2011

C – A nível do apoio à selecção nacional, fomos forçados a alterar um pouco as nossas expectativas iniciais, uma vez que as datas do mundial serão seguramente alteradas para Setembro, quando a competição estava prevista para Maio. Deste modo, não faz sentido um apoio imediato à selecção nacional para uma competição que só se vai disputar 5 meses depois da conferência. No entanto, solucionaremos o problema facilmente, apoiando a selecção nacional nos seus diversos compromissos para a temporada de 2011, entre os quais o campeonato do mundo ocupa um papel fundamental, naturalmente. Esse apoio prende-se com o seguimento atento dos trabalhos da selecção nacional e com a realização de um vídeo de motivação à equipa portuguesa, a partir de mensagens de apoio dos alunos da escola.

D – Na sequência daquilo que tínhamos vindo a planear, definimos alguns aspectos fundamentais inerentes à organização da conferência, além de traçarmos um esboço do seu programa, indicando as horas correspondentes a cada etapa. No contexto destes avanços, os quatro convidados fundamentais (Madjer, Alan Cavalcanti, José Miguel Mateus e João Morais) mantêm a aceitação do convite, sendo que Paulo Graça, a quem também já endereçámos o convite para comparecer à conferência, se mostra interessado, mas sem a certeza de poder participar.

OUTROS PROGRESSOS

Conforme também já tinha ficado definido anteriormente, a execução do projecto de acordo com os objectivos anteriormente enunciados exige toda uma série de gastos monetários que não deverão ser da nossa responsabilidade. Assim, o financiamento do BEACH SOCCER RESTELO por parte de patrocinadores revela-se crucial para o sucesso da nossa iniciativa, proporcionando as verbas essenciais a todas as etapas.

Na sequência da busca de patrocinadores, elaborámos uma estimativa ponderada do orçamento do projecto, o que permitiu calcular um valor aproximado daquilo que teremos de gastar para satisfazer os objectivos a que nos propomos. Com uma pequena contribuição por parte de cada patrocinador, esperamos conseguir o montante calculado, em troca de uma propaganda adequada dos nossos patrocinadores.

Em busca de patrocinadores

No final do 1º período e durante a primeira semana das férias de Natal entrámos em contacto com potenciais patrocinadores, visando o estabelecimento de um acordo que levasse ao financiamento do projecto, através da concessão de uma fracção do orçamento estipulado nesta postagem. O apoio monetário foi solicitado fundamentalmente recorrendo ao correio electrónico, embora em alguns casos nos tenhamos dirigido aos escritórios das empresas a fim de tratarmos pessoalmente da questão, sendo que em ambos os casos disponibilizámos os documentos pertinentes relativos ao projecto.

Porém, a maior parte das respostas foram negativas, quer por a nossa oferta não se enquadrar nas prioridades estratégicas das empresas, quer pelo facto de as empresas em questão não providenciarem apoios financeiros a iniciativas deste cariz. Ainda assim, uma das empresas mostrou-se interessada em colaborar, propondo uma contribuição de 100 € que decerto nos será muito útil. De momento ainda não podemos revelar o nome da empresa, dado que o acordo ainda não se encontra confirmado oficialmente, mas prestar-lhe-emos o devido tributo aqui no blogue assim que a questão estiver acertada.

Continuaremos, nos próximos dias, a busca de patrocinadores, procurando empresas interessadas numa associação à nossa iniciativa. Uma das possibilidades que se nos afiguram consiste na tentativa de conseguir apoio junto da federação, ou pelo menos uma credibilização do nosso projecto que facilite a colaboração de outras empresas. Provavelmente, direccionaremos a nossa busca para os habituais patrocinadores de eventos de futebol de praia em Portugal.

Estágio de Observação da Selecção Nacional

No âmbito do acompanhamento dos trabalhos da selecção nacional de futebol de praia, foi com sentido de oportunidade que nos fizemos representar em Carcavelos no dia 17 de Novembro, única data em que a equipa portuguesa voltou a treinar. Na verdade, os treinos enquadraram-se num estágio de observação de novos jogadores, que se haviam destacado no circuito nacional, potenciando a descoberta de novos talentos para o futuro.

Esta primeira sessão de trabalhos tendo em vista a nova temporada foi cuidadosamente aproveitada por nós, quer através de uma colecção dos autógrafos dos novos jogadores, quer das filmagens que realizámos, das quais resultaram diversos vídeos do treino e algumas entrevistas a jogadores. Para produzir estes registos audiovisuais, obtivemos as autorizações necessárias, junto do coordenador nacional do futebol de praia, João Morais, e do seleccionador nacional da modalidade, José Miguel Mateus. Naturalmente, os arquivos escritos (autógrafos e autorização) serão incluídos no dossier de grupo.

DOSSIER DE GRUPO

Tendo em vista a preparação do dossier de grupo, a ser entregue no final do ano, tivemos a preocupação de elaborar os principais textos de suporte que serão incluídos na compilação. Desta forma, redigimos dois textos, um sobre as regras do futebol de praia e o outro sobre a História da modalidade, que envolveram todo um trabalho de pesquisa, selecção e tratamento de informação, no âmbito da modalidade. Estes documentos foram também incluídos aqui no blogue, merecendo a atenção dos leitores.

BLOGUE BEACH SOCCER RESTELO

Como se sabe, a fim de nos proporcionar uma divulgação mais eficaz do nosso projecto e do futebol de praia, não só na escola, mas também no resto do país ou mesmo do mundo, criámos este blogue, destinado a acompanhar a iniciativa. O blogue, intitulado BEACH SOCCER RESTELO tal como o próprio projecto, apresenta neste momento 17 postagens e 11 páginas, num total de 6 categorias.

O crescimento do blogue tem sido muito positivo, não só pelo seu desenvolvimento intrínseco, mas também pela adesão dos leitores. Apesar da especificidade do tema e da ausência de um motivo forte que pudesse atrair muitas pessoas, estamos a saber divulgar convenientemente o blogue, sobretudo através do facebook.

Para além disso, a impressão que o blogue produz junto dos entendidos da modalidade tem sido extremamente positiva, com as críticas elogiosas e moralizadoras a surgirem com grande frequência dar parte de jogadores, treinadores e mesmo fisioterapeutas! Algumas destas pessoas têm contribuído para a divulgação do blogue, e delas já recebemos algumas ofertas de eventuais contribuições para o blogue.

Assim, o blogue recebeu mais de 720 visitas em 58 dias, o que constitui um registo extremamente favorável para o primeiro mês de existência. Os comentários, inicialmente inexistentes, começaram a surgir, contanto o blogue, neste momento, com 8 comentários (4 dos quais são as nossas respostas a comentários de outras pessoas).

LOGÓTIPO

Uma das mais recente conquistas do projecto BEACH SOCCER RESTELO foi a criação de um logótipo, simples e apelativo, que permitisse cativar a atenção dos alunos da escola em ocasiões futuras. Conforme explicado aqui, este logótipo será utilizado frequentemente em praticamente todas as etapas do projecto, incluindo os cartazes, as brochuras e o próprio blogue.

PRÓXIMOS TEMPOS

Nas primeiras aulas do 2º período, investiremos nos aspectos que estão agendados para a parte inicial desta etapa do projecto, conforme explicitado nos processos de trabalho.

Assim, numa fase inicial, aperfeiçoaremos os questionários, definindo melhor alguns aspectos que ainda necessitam de uma revisão, antes de submetermos uma amostra dos alunos da escola ao inquérito (algo que faremos assim que tivermos reunido a quantia estipulada para a impressão das folhas. Por outro lado, continuaremos o trabalho, já iniciado anteriormente, de selecção de vídeos da Internet e organização dos mesmos numa sequência organizada, a ser exibida continuamente numa semana, num local estratégico da escola. Porém, dadas as incapacidades dos computadores da escola, este trabalho será desenvolvido fora das aulas.

Por outro lado, começaremos a planificar os cartazes e brochuras de divulgação da modalidade, bem como alguns aspectos relativos à conferência. Outro aspecto em que, naturalmente, os nossos trabalhos nestas primeiras aulas irão incidir, consiste na procura de patrocinadores, já mencionada e projectada noutra secção deste post.

Temos, portanto, várias frentes de combate nas quais lutaremos durante os próximos tempos. Voltamos a afirmar que o blogue vai continuar a seguir atentamente os avanços do nosso projecto, dando continuidade ao acompanhamento dos principais eventos internacionais de futebol de praia e à divulgação da modalidade em geral.

Contamos com a colaboração dos leitores, dos quais esperamos algumas visitas aqui ao nosso espaço e, caso estejam interessados, um comentário com opiniões e sugestões!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: