Estivemos no estágio de observação da Selecção Nacional de Futebol de Praia!

19 Nov

Num post anterior, demos conta da realização de um estágio de observação da selecção nacional de futebol de praia no dia 17 de Novembro. De facto, as sessões de treinos aconteceram mesmo, tendo lugar na Praia de Carcavelos, de manhã (pelas 10 horas) e de tarde (pelas 16 horas). E, como estava previsto, o nosso grupo de trabalho fez-se representar. Eu mesmo, André Coroado, compareci na praia à hora marcada para contactar com os elementos da selecção nacional e obter registos audiovisuais de grande interesse para o nosso projecto.

A doce Praia de Carcavelos

A Praia de Carcavelos é o palco dos treinos da selecção nacional de futebol de praia

Cheguei a Carcavelos um pouco antes das 16 horas, graças à boleia da minha mãe, a quem muito agradeço. Fiquei muito satisfeito por ver que a selecção nacional já tinha iniciado o treino, embora isso significasse a perda de alguns minutos daquela sessão. Importa aqui referir que o meu primo, Pedro Silva, chegou ao local escassos segundos depois de mim, constituindo uma ajuda preciosa nas filmagens do treino e sendo uma excelente companhia durante todo o tempo.

Privilégio do convívio com a Selecção Nacional

Para quem não sabe, eu já conheço a selecção nacional de futebol de praia há algum tempo. Costumo ir ver os treinos da equipa a Carcavelos, mantenho contacto via online com jogadores e equipa técnica e, este ano, tive a honra de assistir ao vivo aos jogos do Mundialito e da Liga Europeia, com lugar na bancada VIP e tudo! E nada disto seria possível sem a grande receptividade e abertura da família da selecção nacional de futebol de praia. São um grupo fantástico e merecem todas as honras!

Um grupo fantástico

O grupo fantástico da Selecção Nacional de Futebol de Praia no Mundialito 2010

Foi, por isso, com grande efusão que desci as escadas e cumprimentei o enfermeiro da selecção, Eduardo Farinha, sempre jovem e simpático. Travei conhecimento com o Duarte Vivo, atleta d’ “O Sótão”, da Nazaré, sempre bem disposto e sorridente, carregando um sentimento de orgulho e amor profundo pela sua equipa e pela sua terra. Solicitei a sua participação numa entrevista, ao que ele prontamente acedeu, intrepidamente.

Ao longo do treino, novas conversas

Nos intervalos, fui cumprimentando os membros da equipa técnica e os jogadores que já conhecia. Foi nesta onda de boa disposição e alegria que falei com o Juju, técnico de equipamentos, o Nuno, treinador dos guarda-redes, o Johny Conceição, treinador-adjunto, e o Zé Miguel, seleccionador nacional, mas também com os craques Alan, Marinho e João Carlos, além do jovem Fábio, num convívio salutar.

Escusado será dizer que íamos conversando sempre um pouco sobre a modalidade, os novos jogadores, glórias passadas, objectivos futuros e outros aspectos de uma conversa normal entre amigos. O meu primo, que eu lhes apresentara anteriormente, a propósito da Superfinal da Liga Europeia de Futebol de Praia 2010, também tomava parte nas conversas, especialmente com o inigualável Juju, muito comunicativo, como de costume.

Plantel d' "O Sótão" no Circuito Nacional de Futebol de Praia 2010

"O Sótão" da Nazaré tem feito um excelente trabalho na formação de jogadores de futebol de praia. Na imagem, a equipa antes de um jogo do Circuito Nacional 2010.

Ao mesmo tempo, também fui conhecendo os novos talentos que integraram o estágio da selecção nacional. O Bruno Pinto, de apenas 18 anos, também ele d’ “O Sótão”, foi um daqueles com quem eu falei mais tempo e, juntamente com o Duarte Vivo, deu-me a conhecer melhor a realidade da formação de jovens para o futebol de praia na Nazaré. Conheci também o Lúcio Carmo, da Nazaré, que representou ao mais alto nível a Naval 1º de Maio no circuito nacional, o guarda-redes Hugo Seguro, que actuou pelo Sporting, e alguns jogadores do Varzim, de grande nível técnico. Todos simpáticos e com um grande espírito de trabalho, de dedicação à causa da selecção nacional!

Filmagens de momentos do treino (com autorização)

O convívio com os jogadores e membros da equipa técnica foi fantástico, mas um projecto não pode viver disso. Como tal, neste treino, fui particularmente activo na recolha de registos escritos e audiovisuais que comprovassem a minha comparência no treino e que possibilitassem uma retrospectiva sobre aquele estágio de observação da selecção nacional.

Aqui agradeço incondicionalmente a um grande amigo, que depositou em mim uma enorme confiança ao me emprestar a sua câmara de filmar, que tão útil se revelou na execução das actividades planificadas.

Neste contexto, obtive as assinaturas do coordenador do futebol de praia da FPF, o doutor João Morais, e do seleccionador nacional, José Miguel Mateus, confirmando a autorização para captar imagens nos treinos da equipa portuguesa. Obtidas as suas assinaturas, iniciei a reportagem, filmando excertos do jogo de treino e da marcação de livres e penaltis. O vídeo seguinte refere-se a um segmento do jogo de treino do grupo, no qual podem ser observados alguns pormenores interessantes. Boas indicações deixadas pelos novos craques!

Infelizmente, nos momentos do jogo que eu filmei, as equipas não marcaram nenhum golo, sendo que, quando eu parava de filmar, a eficácia dos jogadores crescia logo, com muitos golos em pouco tempo. Mas ainda registei alguns momentos interessantes!

Nos livres, destaque para os conselhos do seleccionador nacional aos jogadores mais jovens, que começaram a bater a bola cada vez melhor, e para a disputa acesa entre Marinho e Alan, dois amigos de longa data que lutaram pela supremacia na marcação dos livres! Reparem bem nos divertidos pormenores deste vídeo:

Tendo em conta a carência de qualificações do cameraman, podemos dizer que não saiu nada mal! E os novos jogadores demonstraram imenso potencial! Alan e Marinho, são demais, como sempre!

Entrevistas e autógrafos: marcas pessoais

Terminadas as filmagens, parti para as entrevistas. Já tinha ficado mais ou menos combinado que eu entrevistaria o Duarte Vivo e o João Carlos Delgado, que se disponibilizaram para falar um pouco. Foi precisamente isso o que aconteceu, sendo o resultado duas curiosas conversas, que podem ser vistas na secção de entrevistas do blogue! Para além das filmagens de partes do treino e das entrevistas, não podia deixar de reunir os autógrafos dos jovens talentos que participaram neste estágio de observação!

Assim, cada um dos oito novos jogadores que integraram esta sessão de trabalhos deixaram a sua marca na minha folha de autógrafos, previamente preparada para o efeito. A rapidez com que a comitiva deixou a praia de Carcavelos não permitiu que todos assinassem no local, por isso pedi ao João Carlos Delgado que levasse o documento, a fim de reunir os autógrafos dos seus colegas, quando todos estivessem juntos, no Pavilhão Desportivo da Quinta dos Lombos.

No caminho para a Quinta dos Lombos e despedidas finais

Tenho de agradecer ao meu primo, Pedro Silva, por me ter acompanhado até ao referido pavilhão, cuja localização eu desconhecia. Ele tinha vindo de bicicleta, o que não era o meu caso, pelo que eu tive de correr ao seu lado rumo ao nosso destino, facto que atrasou um pouco a nossa pequena viagem. Felizmente, e mais uma vez agradeço ao meu primo, trocámos de lugares a meio do percurso, dado que o Pedro me cedeu o seu valoroso veículo de duas rodas.

Entrada do pavilhão

Entrada do Pavilhão Desportivo da Quinta dos Lombos

Uma vez no pavilhão, esperámos pela saída dos craques, experientes e jovens, da selecção nacional, aguardando a folha com os autógrafos dos últimos. À medida que iam abandonado os balneários, tinham lugar as despedidas, com os nossos desejos de boa sorte na vida e na carreira desportiva, sorridentemente respondidos pelas suas palavras simpáticas e pelos seus incentivos ao desenvolvimento do projecto BEACH SOCCER RESTELO.

E, claro, a folha com os autógrafos acabou por chegar, repleta de assinaturas criativas, nomes honrados, que são, como disse o doutor João Morais, “o futuro do futebol de praia em Portugal”!

10 Respostas to “Estivemos no estágio de observação da Selecção Nacional de Futebol de Praia!”

  1. Pedro Pereira 25 de Novembro de 2010 às 19:16 #

    Muitos parabéns por este blog. A forma como os posts estão estruturados e a informação fornecida tornam este um espaço de excelência na divulgação do futebol de praia.

    A admiração que já mostraram sentir por esta modalidade e o empenho que ficou patente nos textos publicados merecem ser devidamente valorizados.

    Continuação de bom trabalho,
    Pedro Pereira (12º ano)
    Viseu

    • Andrey Amabov 26 de Novembro de 2010 às 02:04 #

      Agradecemos imenso as tuas palavras de incentivo, sempre sinceras e muito moralizadoras.

      O blog ainda está em crescimento, facto que pode ser comprovado facilmente por algumas lacunas ainda existentes, mas tem vindo a conhecer um desenvolvimento muito positivo nestes seus 19 dias de existência.

      Um obrigado especial por teres sido o primeiro a comentar o blog! Ao fazê-lo entraste para a História do projecto BEACH SOCCER RESTELO!

      Visita-nos sempre que quiseres e goza de liberdade total em eventuais críticas e sugestões!

      André Coroado.

  2. Marco Ramos 26 de Novembro de 2010 às 16:51 #

    É com algum prazer que li o que o meu amigo escreveu,

    Mas o meu amigo para fazer um projecto mais abrangente do futebol praia tem que ver a realidade dos clubes e acredita amigo que há muitos clubes com muitos projectos interessantes.

    Mas mesmo assim está muito bom, parabéns.

    Comprimentos,
    Marco Ramos, coordenador da secção de futebol praia do Vitoria de Guimarães.

    • Andrey Amabov 26 de Novembro de 2010 às 23:00 #

      Olá, Marco. Antes de mais nada agradeço por ter comentado o nosso blogue. Obrigado pelas palavras de incentivo e elogios.

      O nosso projecto escolar prende-se com a divulgação da modalidade do futebol de praia, sobretudo no contexto escolar, mas também ao nível da região e do país. O blogue constitui mais uma dessas iniciativas que estamos a organizar.

      Neste espaço online, temos dado destaque a diversos aspectos relacionados com o nosso projecto, bem como da modalidade em si. Temos já alguns textos, sobre alguns grandes jogadores da selecção nacional e acerca das novidades do futebol de praia, além de páginas sobre as regras e a História da modalidade.

      Naturalmente que o Circuito Nacional de Futebol de Praia de 2010 também terá o devido destaque no nosso blogue, pois um marco tão importante no crescimento da modalidade em Portugal não pode passar ao lado. Nesse contexto, pode contar com um post sobre a competição, destacando as equipas que participaram no campeonato, contribuindo para o desenvolvimento da modalidade.

      Desde já aproveito para felicitar toda a equipa do Vitória de Guimarães, pelo bom resultado que o 3º lugar representa, com todo o trabalho que lhe está associado. Respeito imenso o vosso clube e devo dizer que tenho amigos em alguns dos vossos jogadores, como é o caso do Paulo Neves e do Marco Silva, grandes jogadores que têm integrado os trabalhos da selecção nacional pela sua enorme qualidade!

      Mais uma vez agradeço os seus elogios, incentivos e sugestões!

      Cumprimentos,
      André Coroado.

  3. Pedro Nossa 26 de Novembro de 2010 às 20:27 #

    Olá André,

    Parabens pelo excelente artigo. Apenas escrevo para te dar a informação de que o Lucio Carmo participou no campeonato nacional de futebol de praia de 2010 defendendo as cores da Associação Naval 1º de Maio, e por certo foram as suas exibições ao serviço deste clube que motivaram a sua chamada à selecção por parte do treinador José Miguel Mateus.

    Abraço.

    • Andrey Amabov 26 de Novembro de 2010 às 21:50 #

      Olá, Pedro. Tudo bem contigo?

      Agradeço imenso os elogios e acredita que vamos continuar neste linha positiva.

      Em relação ao facto de o Lúcio Carmo ter representado a Naval 1º de Maio, eu já tinha conhecimento, e foi um dos temas da nossa conversa no dia em que travámos conhecimento. Aliás, num artigo anterior, divulguei a lista de convocados, mencionando os clubes nos quais actuaram durante o Circuito Nacional de 2010.

      Simplesmente, no contexto deste post, acabei por não focar esse aspecto. Porém, ciente da relevância deste dado, farei uma alteração do texto, acrescentando essa informação fundamental para compreender o sucesso do Lúcio e o valor do trabalho de toda a equipa da Naval 1º de Maio, na qual estás naturalmente incluído.

      Mais uma vez agradeço o teu comentário, com uma promessa de dar mais destaque ao futebol de praia de clubes como a Naval 1º de Maio. E, claro, participa quando quiseres, pois todas as ajudas são preciosas para o sucesso do nosso projecto escolar!

  4. Pedro 5 de Dezembro de 2010 às 15:39 #

    Olá! Tenho óptimas notícias.
    Um amigo meu, da Mêda, mas residente em Leiria, é fisioterapeuta e adora futebol de praia. É frequente tratar jogadores de futebol de praia, tendo-me dito que costuma tratar o Bruno Novo, jogador da selecção nacional.
    Disse-lhe que tinha um amigo que era completamente apaixonado por esta modalidade e ia-lhe mostrar este blog. Fiquei surpreendido! Ele também já o conhecia!
    Disse-me que já o acompanhava há muito tempo e deixou rasgados elogios à forma como tu acompanhas e divulgas esta modalidade.

    Com um computador ao pé, rapidamente entrámos neste blog e ele mostrou-me uma foto que me tinha passado despercebida: na última foto deste post, da equipa “Sótão” da Nazaré, o Luís (amigo fisioterapeuta) é o segundo a contar da esquerda, em pé. “Olha aqui eu”, disse-me, orgulhoso.

    Obviamente que fiquei extremamente satisfeito com esta coincidência, o que demonstra que os teus posts são mesmo uma referência para atletas, treinadores e… fisioterapeutas da modalidade.

    Ficou combinado que eu iria sugerir amizade entre vocês no facebook. Ele disse que tinha todo o prazer em te ajudar neste projecto, transmitindo-te os conhecimentos que ele tem sobre lesões na modalidade. Este contributo poderia ser, caso estejas interessado, através da redacção de um texto, da parte dele, ou através de uma entrevista.

    Felicitações a ti, André, porque te conheço, e ao resto do grupo de AP, por terem este espaço que (cada vez mais se confirma) é um caso de sucesso.

    • Andrey Amabov 10 de Dezembro de 2010 às 01:33 #

      Olá Pedro! Foi realmente uma excelente notícia esta que nos trouxeste. Não deixa de ser uma grande e feliz coincidência que o fisioterapeuta de uma equipa fabulosa como “O Sótão” seja oriundo de Mêda e teu amigo! O facto de trabalhar com jogadores de futebol de praia de um patamar tão elevado como o Bruno Novo ou os atletas da Associação “O Sótão” demonstra bem o seu importante papel enquanto fisioterapeuta da modalidade, bem como o seu grande interesse pelo futebol de praia!

      O seu conhecimento deste blogue (possivelmente conheceria melhor o meu blogue e não este) é uma prova de que o meu trabalho (que agora se transformou no trabalho do meu grupo) de divulgação do futebol de praia na Internet tem dado frutos e que os diversos elementos da esfera do futebol de praia português reconhecem a sua preponderância e o divulgam a outros potenciais interessados. Só posso ficar muito contente com estas indicações e continuar a trabalhar para que assim continue a acontecer!

      Agradeço as vossas palavras (as tuas e as do Luís) de elogio e incentivo ao blogue e ao projecto em si, que são sempre importantes em iniciativas deste tipo. Em relação à amizade no facebook, obviamente que aceitei o convite e tratei da questão rapidamente, de tal modo que eu e o Luís já somos amigos no facebook neste momento. A sua contribuição para o crescimento do projecto seria sempre bem-vinda, pois as lesões no futebol de praia e respectivos tratamentos são uma componente que me passa quase completamente ao lado, sendo sempre excelente aprender com quem mais percebe do assunto. Aliás, o Luís tornou a sugerir uma eventual contribuição no blogue, manifestando o seu prazer em nos poder auxiliar no desenvolvimento da iniciativa. Um dia destes, verás um texto da sua autoria aqui no blogue!

      Por fim, agradeço as felicitações, em nome de todo o grupo, e acrescento que, se este espaço se tem vindo a afirmar como um caso de sucesso, também o deve a ti e aos outros comentadores (ou visitantes) que interagem connosco no crescimento saudável e harmonioso do blogue. Este teu comentário, mais do que uma simples opinião sobre o que acabaste de ler, é uma mais valia para o BEACH SOCCER RESTELO por possibilitar um alargamento da sua área de intervenção e a comunicação com outra pessoa disposta a colaborar! Um grande muito obrigado e ti e ao Luís!

  5. Ricardo 6 de Janeiro de 2011 às 00:52 #

    Grande blog… Sim senhor, muito bem… No vídeo, o cameraman foi demais… Mexia tanto, Jesus😀 Mas, no geral, eu acho que está demais. Agora é desejar um bom ano a todos vocês e que Portugal ganhe novamente😀

    • Andrey Amabov 6 de Janeiro de 2011 às 02:10 #

      Em nome do nosso grupo de trabalho, agradeço os elogios que diriges ao blogue e as palavras moralizadoras com que nos apoias. Retribuindo o teu desejo de bom ano, desejamos-te um excelente 2011, em que consigas concretizar os teus objectivos (continuando a acompanhar o futebol de praia…). E claro, Portugal voltará a ganhar muitos e gloriosos títulos nesta nova temporada!

      Em relação aos vídeos… é fácil de perceber, pelo que escrevi no post, que o cameraman era eu!!! Admito que os movimentos da câmara foram excessivos, mas era a única forma de seguir a trajectória da bola nos livres. De resto, não passaram das pequenas oscilações típicas de uma filmagem sem grandes meios técnicos… De qualquer forma, obrigado pela crítica, pois sei que a fizeste com boas intenções!

      Resta-me voltar a agradecer por este comentário duplo no nosso blogue e deixar o convite para que te juntes a nós mais vezes, comentando os nossos posts e páginas. Força, Ricardo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: